segunda-feira, 13 de julho de 2009

PROJETO CODEX SINAITICUS






O Projeto Codex Sinaiticus foi recentemente apresentado ao público na internet, este projeto já de longa data e com uma história no minímo intrigante, pois vem sobrevivendo ao tempo, e aos homens। Este livro foi preservado durante séculos no Mosteiro de Santa Catarina, no Monte Sinai, é datado de meados do século IV e o que sobrou de de sua parte principal foram 347 páginas, adquiridas em 1933 do governo soviético que agora está sob a guarda da British Library, outras 6 folhas que já se encontravam sob a posse dos ingleses e 43 folhas que estavam na Biblioteca Universitária de Leipzig, além de doze folhas e quarenta fragmentos pertencentes ao Mosteiro de Santa Catarina। O projeto juntou as quatro instituições em um acordo realizado em 2005 e permitiu que fosse possível unir todas as folhas conhecidas em um só lugar , ou melhor dizendo, o retorno ao estado original, o que permitiu sua publicação na internet.

Codex Sinaiticus é um dos livros mais importantes do mundo. Escrito a mão a mais de 1600 anos, o manuscrito contém a mais antiga referência da Bíblia Cristã em língua grega, incluíndo a mais antiga cópia completa do Novo Testamento. O seu texto é de substancial importancia para a história da Bíblia, por ser ele o mais antigo livro sobrevivente da antiguidade.
O Novo Testamento aparece no idioma original no vernáculo (koine) e o Antigo Testamento, na sua versão conhecida como Septuaquinta, que foi aprovada no primórdias do cristianismo pelos gregos-cristãos. No Codex, o texto de ambos os Septuaquinta e do Novo Testamento são fortemente corrigidas em uma série de anotações.
A importância do Codex Sinaiticus para a reconstrução do texto original da Bíblia cristã, da história da Bíblia e da história dos livros Ocidentais tornou-se imensamente importante.
Codex Sinaiticus significa “Livro do Sinai” e é considerado um dos mais antigos documentos completos sobre a Bíblia, existindo apenas um outro exemplar chamado Codex Vaticanus (mantida sob a guarda do Vaticano). O entendimento desta obra é de vital importancia para se entender que no início do cristianismo, houve uma ampla necessidade de se formar uma única linha de pensamento referente a doutrina cristã, e que nem sempre estes acordos do século quarto teriam sidos satisfatórios e pode-se encontrar variações entre os demais livros conhecidos.
Pode-se perceber que no grego a Septuaquinta do Codex inclui livros não encontrados na Bíblia hebraica e na tradição protestante considerados como apócrifos, tais como 2º Esdras, Tobias, Judith, 1º & 4º Macabeus, Sabedoria e Sirach. Anexo ao Novo Testamento estão as epístolas de Barnabé e “O Pastor”, de Hermas.
Este projeto encontra-se na internet no site Codex Sinaiticus na língua inglesa, em alemão, em russo e em grego




REYROMANTICO

Nenhum comentário: